terça-feira, 9 de novembro de 2010

SETOR DE LIMEIRA REALIZA ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DA PASTORAL DA CRIANÇA 2010


Realizou-se neste domingo, 07 de Novembro de 2010 (das 8:00 às 16:30h), no salão social da Paróquia São Vito, em Americana a nossa reunião diocesana de “avaliação da caminhada da Pastoral da Criança em 2010. Foi uma delícia, pois, além de uma calorosa recepção ( desde a chegada, alimentação, da temática proposta para o encontro (reflexões, dinâmica de grupos para avaliação dos trabalhos), tivemos também momentos de descontrações e entrosamento entre todos.
Considerando, que o propósito do nosso encontro era a avaliação da caminhada de 2010, aproveitamos a parte da manhã do domingo para essa calorosa acolhida, onde, logo após a recepção de Maria Mesquita, da mensagem incentivadora de Dilma e o momento de oração (preparado pela Região Leste: o amargo do dia a dia como um estimulante e desafio para a busca da conquista do doce, da felicidade do outro), cada região da diocese pôde se apresentar; até porque, a partir de agora estamos contando com uma remessa nova de coordenadores de áreas, que irão acompanhar os trabalhos nas várias regiões da diocese. A Sra. Lourdes é a sucessora de Biquita (na coordenação de área), mas, que a princípio elas farão um trabalho em conjunto.
Em seguida, em se tratando de avaliação dos trabalhos, muito se falou sobre o voluntariado e seu papel, assim como também o a importância e a responsabilidade do coordenador na pastoral da criança.
Quanto ao trabalho voluntário, só tem sentido quando visa a busca o bem estar das famílias, principalmente daquelas mais carentes, empobrecidas. Mas, a maior satisfação de um líder é a sua realização pessoal, em que o coração é quem o conduz para a ação e isto produz paz. Mas, para tanto é preciso que nos preparemos bem, que façamos com amor aquilo que fazemos, assim como Jesus o fez.
Ainda na parte da manhã Maria Mesquita e Dilma falaram também do papel do coordenado. Segundo elas, cada um tem seu papel e, é preciso desenvolvê-lo com amor. Ninguém é maior que ninguém. É preciso da existência daqueles que realizam o trabalho com as famílias e daqueles que tem o missão de colocar a comunidade em sintonia com as demais comunidades regionais, diocesanas e nacional, sem deixar de lado as funções burocráticas.
Além de tantas coisas lindas que aconteceram no encontro, foi muito bom ter contado com a presença do Seminarista daquela comunidade, com a presença do Padre João Luiz (pároco da Paróquia do São Vito – muito sociável e amigo) e, da presença do nosso querido Padre Robson (paróquia Nossa Senhora Aparecida de Cosmópolis), com sua mensagem amiga, acolhedora e encorajadora, representando os padres de toda a nossa diocese.
No período da tarde, tivemos a chamada “roda de conversa”. Foram grupos divididos por regiões, com a tarefa de analisar as dificuldades, as necessidades e os avanços apontados pelas comunidades. Além da avaliação dos pontos negativos e positivos, durante a plenária os grupos tiveram também a tarefa de apontar sugestões na busca de amenizar estes problemas.
Por fim, o encontro teve seu encerramento com a apresentação de lindas mensagens em formas de jogral, músicas apropriadas para o momento e a leitura do Evangelho de Mateus, 5, 13-16.






Se alguém tiver uma boa foto, e que gostoraia que fosse colocada no blog, por favor, envie-me pelo e-mail: joaohabitacao@bol.com.br.






Região Leste: Presente!








Todas as Regionais da Diocese de Limeira se fizera presentes.
Isto é, das 16 cidades de nossa diocese apenas uma delas ainda não tem a Pastoral da Criança funcionando.
















Olhe aí a sua comunidade...


Clique bem no meio da foto e, veja as maiores preocupações de nossa pastoral. Você pode ser um importante instrumento na construção de um mundo melhor...



























Esse time marcou uma parte do dia!




Maria Mesquita, a nossa coordenadora diocesana da Pastoral da Criança e animadora do dia.









Você deve ter notado que na foto faltam algumas pessoas importantes de nossa comunidade cosmopolense, não é Cido!





Você se lembra da importância do amargo? - Mas, sua comquista é muito mais gratificante, podes crer.













João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário