terça-feira, 10 de maio de 2011

HOMENAGEM DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA À TODAS AS MÃES

Aguarde posterior publicação de fotos


Extraído dos documentários da Pastoral da Pessoa Idosa
Publicado dia 06/05/2011 as 17:00
___________________________________________________

O envelhecimento populacional:

Desde a década passada, a Organização das Nações Unidas vem advertindo que o envelhecimento representará o maior desafio para todas as sociedades no século XXI. Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de idosos, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais de 80% deles estarão vivendo em países como o Brasil. Em 2025, a população idosa brasileira será a sexta maior do mundo.
No início do século XX, a expectativa de vida ao nascer era de 33,7 anos. Em 1960, atingiu 55,9 anos. E passou de 69,66 anos para 72,86 anos de 1998 a 2008, conforme dados do IBGE. Para o Brasil como um todo, a esperança de vida ao nascer apresentou ganhos de cerca de 30 anos entre 1940 e 1996.
O Brasil irá dobrar a proporção de idosos de 9% para 18% em 17 anos, de 2005 ao início da década de 2020 (Kalache, 2008). Dessa forma, a longevidade é ao mesmo tempo um dos maiores triunfos da humanidade e um dos maiores desafios, em razão do crescimento das demandas nas áreas da saúde, da assistência social, da educação, da habitação, transporte, lazer, cultura, etc.
Por isso, é fundamental que as políticas públicas de saúde contemplem iniciativas voltadas para manutenção da capacidade funcional da população idosa e que a Pastoral da Pessoa Idosa amplie sua missão de amor, solidariedade e esperança para com as pessoas idosas.

Publicado dia 06/05/11 as 14:25
_______________________________________________________________________________________________________

Palavra do Pastor
Caríssimos Líderes e Coordenadores da Pastoral da Pessoa Idosa:
Cada um de nós deve recordar bem a sensação de orfandade que nos dominou quando soubemos da tragédia no Haiti. Naquela morte de muitos, foi também a nossa querida Dra. Zilda. Era 12 de janeiro de 2010. A pergunta teimosa de alguns dias após versava sobre o futuro da nossa Pastoral da Pessoa Idosa. Sem o respeitoso prestígio da fundadora, sem aquela genial conjunção de inteligência e experiência que a caracterizava, sem a admirável e intuitiva liderança, que desafiava e estimulava... tudo sugeria que de temores e incertezas seria o nosso futuro. Mas, ainda que tenha sido irreparável a perda, ainda que os temores e incertezas nos tenham prostrado, foi também muito agraciado o nosso doloroso ano de 2010; também estes primeiros meses de 2011.
Nem tudo pode ser mensurado por números. Mas eles são um precioso meio de avaliação. Vejamos: nos primeiros meses de 2010 a Pastoral da Pessoa Idosa acompanhava aproximadamente 163.000 pessoas idosas. Neste ano, já estamos acompanhando 195.000. Éramos em torno de 18.000 voluntários. Hoje, somos um grande grupo de 22.800. Contudo, é certo que os números falam apenas parcialmente. Houve muito mais do que crescimento quantitativo. É impressionante quanto a Leitura Orante da Palavra sustentou e renovou as motivações dos nossos queridos voluntários!
Muitos deles repetiram que a Leitura Orante ajudou-os a encontrarem-se "com Ele". A Palavra lida e rezada moveu nossos líderes a interpretar as situações a partir de Deus. Muitas sugestões e reflexões consignadas na Exortação Apostólica pós-sinodal “Verbum Domini”, tornaram-se pronúncia vivida nas palavras dos líderes que adotaram a Leitura Orante da Palavra como linguagem da espiritualidade da Pastoral da Pessoa Idosa. Com muita simplicidade, posso dizer que ao ler certos parágrafos de Bento XVI, afloravam-me à recordação declarações felizes de nossos coordenadores e/ou voluntários. Acredito sim que crescemos em números, mas crescemos também na experiência de fé. E quanto! Com dor reconhecemos que faltou-nos a Dra. Zilda. Consolados, testemunhamos que não nos faltou a Palavra.
Nossa missão continua! Há ainda muitos idosos a quem faltam os carinhos da Igreja. As dificuldades, principalmente financeiras, ainda permanecem. No ano passado, nada recebemos em recursos do Ministério da Saúde. Eles chegaram apenas neste ano, e drasticamente reduzidos. Apenas 50% do previsto. Contamos, pois, com a criatividade de todos. Os custos crescem, os recursos não. Mas a Palavra "cresce em nós". Mantenhamo-nos em atitudes de fé, confiança, abandono, obediência. A resposta será do Senhor.



Com gratidão,
Dom José Antônio Peruzzo
Bispo de Palmas e Francisco Beltrão - PR
Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Pessoa Idosa


Publicado dia 02/05/11 as 16:18
_______________________________________________________________________________________________________


Beato João Paulo II
Estímulo para a Pastoral da Pessoa Idosa

Com o processo celebrativo da beatificação do Papa João Paulo II, as lideranças e muitos idosos acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa, vivenciaram intensamente estes momentos, destacando a importância de João Paulo II nas ações da Pastoral da Pessoa Idosa. Com muita emoção recordamos o Papa idoso, debilitado pela saúde e lúcido até o final da vida, transmitindo sua mensagem de esperança para toda humanidade. Ele mostrou a sua luta pela vida, já perto da morte, tentou falar na janela do Vaticano, mostrou sua força de vontade em ser autônomo, deu a sua bênção. Sua imagem e gestos valeram por mil palavras.

Para a quaresma de 2005, 65 dias antes de sua morte, publicou uma mensagem exaltando a participação das pessoas idosas na Sagrada Escritura, reforçando a bênção que são os idosos para a vida das comunidades, que eles sejam atuantes e reconhecidos nas atividades eclesiais, e no final da mensagem diz profeticamente: “que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”. Nesta mesma época, a Pastoral da Pessoa Idosa estava iniciando sua caminhada e sentiu-se tocada por esta mensagem. Hoje, se esforça para que todas as comunidades se interessem pelas pessoas idosas. A afável carta do Papa aos anciãos, em 1999,continua animando as ações com as pessoas idosas.
A vida do Beato João Paulo II, que todos nós pudemos acompanhar seu trabalho missionário, sua vida de oração, sua velhice repleta de vida e ensinamentos, é um grande incentivo para a Pastoral da Pessoa Idosa. Nos céus, o Beato também intercede pela Pastoral da Pessoa Idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário